Como fazer tampas de papel vegetal para guisados ​​e refogados?

Porque haveria de querer cobrir uma panela parcialmente?
Parece óbvio mas existem diferentes benefícios em cozinhar com tampa ou sem tampa. Com uma panela tapada na totalidade, a maior parte do vapor libertado pelos alimentos fica contido no recipiente.

Como resultado os alimentos cozinhados em panelas tapadas na totalidade
demoram a ficar com a tonalidade escura que desejamos, uma vez que que a água que fica a pingar  à superfície do guisado pode retardar esse processo. O vapor a condensar na tampa e depois a voltar para a comida, evita que os líquidos evaporem e reduzam. Com uma panela completamente descoberta, por outro lado, o escurecimento do cozinhado pode ocorrer mais rapidamente se o alimento não estiver submerso em líquidos.

Em uma situação como um guisado ou um refogado, porém, queremos um pouco de escurecimento e evaporação para o desenvolvimento do sabor. É aí que surge a opção de tampa de papel vegetal: ela fornecem uma barreira parcial para a fuga do vapor sem bloquear o vapor do cozinhado completamente.

Uma tampa de papel vegetal leva um a dois minutos a fazer. Uma vez pronta, fornece uma cobertura semipermeável para todos os alimentos na panela. Além disso é incrivelmente fácil de fazer.

Sempre que precisar verificar o seu estufado ou guisado pode levantar a tampa de papel usando pinças, em qualquer momento do cozinhado.
Se a comida estiver pronta e quiser um pouco mais de escurecimento e evaporação retire a tampa a poucos minutos de terminar o cozinhado. Quando estiver pronto, basta deitar fora a tampa de papel vegetal.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *